sábado, 13 de dezembro de 2008

Fast-Food potencia Alzheimer


Alzheimer é uma doença muito comum na actualidade, que tem levado à perda das capacidades cognitivas de inúmeros idosos em todo o mundo. Ainda não se conhecem as causas exactas da referida patologia, mas descobriu-se agora que esta pode ser causada pela ingestão generalizada de comida fast-food.

Num estudo efectuado no Instituto Karolinska de Estocolmo, alguns ratos foram submetidos a uma dieta rica em gordura, açúcar e colesterol (conteúdo nutriconal da comida fast-food) durante nove meses. Após esse tempo, análises rigorosas demostraram que os ratos tinham desenvolvido indícios da fase preliminar das alterações que se formam no cérebro dos pacientes com Alzheimer. Na verdade, a resposável por esta investigação afiançou à imprensa que a alteração química presente no cérebro destes animais é indistinta daquela que se observa no cérebro de doentes com Alzheimer.

A alteração consiste num aumento de grupos fosfatados ligados ao tau, uma substância que forma o emaranhado neurofibrilar observado nos doentes de Alzheimer. Esses emaranhados impedem as células de funcionar normalmente, o que eventualmente conduz à sua morte. A investigadora também observou que o colesterol nos alimentos reduz os níveis de outra substância presente no cérebro, a Arc, uma proteína envolvida no armazenamento de memória.

Na verdade, com este estudo conclui-se que uma comida rica em gorduras saturadas, muito comum nos restaurantes fast-food, pode ser um factor importante no aparecimento de Alzheimer em pessoas que já estão geneticamente predispostas para este factor. Uma notícia interessante e... muito preocupante.

Sem comentários: