terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Distúrbios mentais e obesidade


Existem alguns distúrbios mentais que podem levar a que indivíduos de peso normal se tornem obesos, entre os quais a Síndrome da Compulsão Alimentar Noturna, o Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica e a Depressão Atípica.

A Síndrome da Compulsão Noturna é caracterizada por episódios de ingestão alimentar que ocorrem exclusivamente no período noturno. Na verdade, os portadores deste distúrbio geralmente possuem hábitos alimentares adequados durante o dia, mas à noite sentem uma enorme necessidade de comer e, caso não o façam, não conseguem dormir. Obviamente que esta doença pode conduzir à obesidade, tendo em conta que os alimentos ingeridos durante a noite são normalmente super-calóricos. Sabe-se que10% dos obesos possuem este distúrbio.

O Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica caracteriza-se pela ingestão, em um curto período de tempo, de uma quantidade de comida definitivamente superior ao que a maioria das pessoas seria capaz de consumir. Assim, indivíduos com este transtorno perdem completamente o controlo sobre o seu comportamento alimentar. É, pois, uma compulsão incontrolável, que dificulta qualquer processo de emagrecimento. Pode estar presenta até 30% dos obesos.

A Depressão Atípica é um quadro que se caracteriza por um grande mau humor, que é seguido por uma aumento significativo do apetite. Aí as pessoas tendem a comer descontroladamente, nunca estando saciadas.

Como vêm a parte psicológica também é muito importante na alimentação. Por isso, se não querem engordar, cuidem bem da vossa mente... Como o ditado diz "Mente sã, em corpo são"!

Sem comentários: