sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

A alimentação amorosa

Segundo um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Newcastle, as mulheres engordam e comem de forma menos saudável quando moram com seus parceiros. Assim sendo, trata-se de uma notícia preocupante para as meninas apaixonadas que desejam viver com o amado... Mas será que os homens também devem estar apoquentados? Nada disso... Na verdade, segundo o mesmo estudo, as pessoas do sexo masculino tendem a adoptar hábitos alimentares mais saudáveis quando moram com suas parceiras.

Os pesquisadores realizaram sete trabalhos sobre o tema, tendo em conta vários casais ingleses. Depois, para reforçar esta ideia, foram realizados outros estudos que analisaram hábitos alimentares de milhares de pessoas, casadas ou vivendo juntas, em várias partes do mundo, e revelaram o mesmo padrão de comportamento... Assim sendo, como já foi dito, a conclusão principal é: enquanto casal, os homens passam a ter uma dieta mais leve, com mais frutas e legumes, enquanto as mulheres tendem a comer mais pratos ricos em gordura e proteína animal.
Na realidade, outros estudos já tinham sido realizados neste sentido... Por exemplo, nos Estados Unidos, um estudo com 20 casais revelou que os homens passaram a comer menos carne e as mulheres mais após o casamento. Outra investigação também feita nos Estados Unidos, esta com 9.043 adultos, mostrou que o casamento produz um aumento de peso nas mulheres. Como contrapartida, a separação e a saída de casa está associada à perda de peso em elementos do sexo feminino. Para tentar explicar este comportamento, os autores deste estudo sugeriram que o aumento de peso está associado a hábitos alimentares menos estruturados e à falta de tempo para exercícios no casamento.
Neste sentido, na Austrália, uma pesquisa com 3 mil pessoas revelou que os homens parecem preferir dietas com mais gordura e mais açúcar, enquanto as mulheres preferem alimentos mais saudáveis. No entanto, após o casamento ou uma união de facto, o casal influencia-se mutuamente e isso conduz a uma alteração de hábitos por parte dos dois. Por isso mesmo, o responsável pelo estudo diz que: "uma proporção significativa de mulheres vê a influência dos parceiros na sua dieta de forma negativa, enquanto os homens dizem que a influência das parceiras é positiva".
E haverá solução para este problema? A médica Frankie Phillips, da British Dietetic Association, diz que sim... Segundo ela, o segredo está nas porções: "Em média, os homens precisam de mais energia do que as mulheres, portanto, comer porções iguais pode significar que as mulheres estão comendo demais", disse a referida doutora.
Com efeito, uma relação bem sucedida pauta-se pelo equilíbrio... Em todos os aspectos. Até na alimentação...

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

O BLOGUE AGRADA!


Numa sondagem efectuada, 75 pessoas votaram e foram unânimes na sua opinião: o nosso blogue agrada! Com efeito, 90% dos votantes manifestaram uma apreciação positiva sobre o nosso espaço, sendo que 73% considero-o como óptimo!
Claro que também existem aspectos negativos, facto que é comprovado pela percertagem mínima de votantes que catalogaram o nosso blogue como péssimo (10%). A todos eles, dizemos simplesmente: "se não gostam, não comam!"
Obrigado pelos votos!!

Actividades para o 2º Período

No segundo período, o grupo estará envolvido em três actividades fundamentais, todas elas de inegável importância para o desenvolvimento do projecto. Como tal, nós apontamos seguidamente as tarefas previstas:

1- Actuação com Lista com marcascrianças: O grupo irá realizar algumas actividades com uma determinada turma de crianças, cujas idades podem estar compreendidas entre os 8 e os 10 anos. Para isso, nós contaremos com a ajuda de um professora de Biologia, uma nutricionista, uma psicóloga e com profissionais da Fábrica da Ciência Viva.

2- Análise da comida vendida no bar e na cantina: Neste sentido, o grupo irá analisar a comida vendida no bar e na cantina, estudando possíveis alterações. Na verdade, já tendo sido iniciada no 1º Período, esta actividade irá ser dirigida maioritariamente ao bufete escolar, que parece não ter ementas saudáveis e variadas.

3-Estudo da "comida fast-food", através de contacto com profissionais (nutricionistas, cardiologistas, entre outros) e visita a restaurantes do género.

A par destas tarefas, nós iremos começar a planear as actividades previstas para o 3º Período.